sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ontem, logo no dia da inauguração,


marquei presença na 83ª Feira do Livro de Lisboa.

Há 30 anos consecutivos que marco presença. Edições houve em que fui apenas uma vez, outras em que quase passei lá a vida. No entanto, há vários anos que a Feira do Livro perdeu, para mim, a magia que costumava ter, não passando hoje em dia de um evento interessante, é um facto, mas que está longe de ter aquele feitiço que me fazia comportar como um zombie com uma lista de livros a comprar.

Confesso que gosto de lá ir logo no primeiro ou segundo dia. Primeiro porque é a melhor altura para conseguir apanhar as novidades alfarrabistas, daqueles livros que são relativamente recentes e que estão ao desbarato e, segundo, esses primeiros dias são os melhores para comer farturas, pois o óleo é novo e as farturas vêm estaladiças.

Em todo o caso fui lá ontem e, honestamente, foi mais do mesmo. Ambiente fraquinho, quase nenhum visitante (sei que ao fim de semana é diferente), olhar de desinteresse e aborrecimento no pessoal das bancas e, tudo igual a tantos e tantos anos. Se tem mais editoras como apregoam, não me apercebi, assim como não me apercebi de grandes descontos. Vi de facto excelentes descontos em algumas editoras, eu trouxe 6 livros por 15€, mas e como todos os anos refiro, espera-se descontos mais agressivos e isso nunca acontece.

Mas enfim, esta foi a primeira vez que fui a esta edição e de certeza que irei comparecer mais vezes, pelo que reservo uma opinião aquando do final da presente edição. 

2 comentários:

Pedro disse...

Allos amigo!!

Eu este ano estou a aproveitar a Feira como nunca antes aproveitei. Já fui com a minha família mas, quando posso, acabo as aulas e vou dar uma volta por lá. Trago sempre um livro debaixo do braço.

Concordo contigo, quase ninguém. Seja semana seja fim-de-semana. Noto bastante diferença com outros anos (talvez hoje, por ser Dia da Criança, a Feira esteja cheia).

Enfim, apesar de tudo, continuo a adorar aquilo. Acabo sempre por trazer livros fora da lista de compras (que a maior parte estão muito caros), mas saio satisfeito. Este ano acho que vou chegar ao fim de barriga cheia!

Por agora, completei a trilogia de Bernard Cornwell das Crónicas do Senhor da Guerra e trouxe a trilogia de Stephen Lawhead de Pendragon (e agora estou mesmo a ver que vai ser difícil encontrar os outros livros deste ciclo). Entre muitos outros livros. Apostei muito na ficção científica, género que ainda li muito pouco, com livros da colecção Argonauta a um euro. E mais alguns livros isolados em alfarrabistas e da Relógio d'Água (que tem muitas pérolas da literatura).

Abraço!!

Boboquinha disse...

Gostava de ter esse know-how para adquirir boas obras ou simplesmente obras que despertam interesse a preços económicos.

Seis livros por 15€ parece-me uma delícia!