domingo, 17 de fevereiro de 2013

Olha aí está uma leitura delirante



E eu que pensava que depois de ter lido o “Evangelho Segundo Jesus Cristo” do grande Saramago, não voltaria a ler uma sátira melhor da vida de Jesus Cristo.

E não é que me encontro no delírio absoluto com “Cordeiro – O Evangelho Segundo Biff, o Amigo de Infância de Jesus Cristo” de Christopher Moore?

Tem sido horas de hilaridade total face à história narrada por Biff sobre a infância de Jesus, perdão, Jesua

Note-se que nenhum evangelho (oficial) fala da infância e juventude de J.C.

Há o nascimento, com os Magos e a estrela e depois só voltamos a ouvir falar de J.C. quando ele já tem 30 anos.

Moore recria esses 30 anos de uma forma magistral, numa leitura que nos leva às lágrimas de tanto rir.

Estou a delirar!

8 comentários:

Pedro disse...

Toda a gente adora este livro!!!

Fico super feliz por estares tão entusiasmado... Faz-me querer relê-lo!! Sem dúvida, dos meus livros preferidos :)

O fim está um pouco apressado, mas pronto, suponho que por já não ser parte da infância de Jesua já não se podia pedir muito.

Depois deste livro, passei a quase idolatrar Moore. Os livros que já li dele entretém bastante, mas este sem dúvida é a sua obra-prima.
Fico ansioso pela tua opinião final!!

Rui Bastos disse...

Esse escritor é hilariante! Adorei o "Guia Prático para Cuidar de Demónios" e o "O Bobo", não sei se já leste, mas hilariantes!

O que estás a ler está bem bem posicionado na minha lista de compras...

Aline T.K.M. disse...

Sabe que os únicos livros que me interessam que falam de alguma forma de religião são os do Saramago (um dos meus autores favoritos). Ainda não li "O Evangelho...", mas tenho "Caim" na minha fila de leitura. No entanto, achei interessante e não conhecia esse livro do Moore. Realmente criativo contar essa parte da infância e ainda mais de forma hilária. Bateu a curiosidade.

Bj
Livro Lab

NLivros disse...

Grande Pedro!

Foi precisamente, comos abes, a tua opinião que me fez despertar a curiosidade acerca deste livro. Comprei-o em promoção na semana passada e, loucura.

Ainda vou a meio, mas é daqueles livros que quero ler devagar para ver se dura o mais possivel. Estou a lê-lo intercalado com a "Segunda Guerra Mundial" de Martin Glibert (tem tudo a ver) e só o vou lendo aos poucos.

NLivros disse...

Olá Rui!

Este é o primeiro livro que leio dele mas de certo quero ler os outros, pois este autor é talvez o mais hilariante, no bom sentido, que alguma vez li.

Olha, eu comprei-o em promoção no Jumbo a um preço brutal.

NLivros disse...

Olá Aline!

Evangelho e Caim, de Saramago, são livros irónicos mas sérios onde o autor pretende expressar a sua visão sobre o que aconteceu na realidade e onde ele vai traçando alguns comentários pouco abonatórios à religião.

Este Cordeiro é maus uma espécie de sátira à infância e juventude de Jesus. Ou seja, oficialmente nada se sabe da sua infância e juventude, pois bem, Moore recria-a. Biff e Jesus são dois meninos normais, com as suas paranóias e os seus vícios. Porém aplicados ao tempo.

Unknown disse...

Iceman,
deixaste-me com imensa vontade de ler este livro. Obrigado por isso.
Também li Caim e O Evangelho Segundo J.C. e confesso que gostei bastante, embora tenha ficado claro que o Espírito (lol) deste livro é num registo completamente diferente.
Boas leituras! Abraço.

NLivros disse...

Olha André.
há dias tive de ir a um lugar público onde sabia que teria de aguardar pela minha vez. Pois bem, preferi comprar o jornal do que estar a ler o livro não fosse começar às gargalhadas.
Abraço!